fisioreabilitartaboao.com | Osteoartrose de Quadril
16982
post-template-default,single,single-post,postid-16982,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.1.2,vc_responsive

Osteoartrose de Quadril

Osteoartrose de Quadril

08:00 18 novembro in Sem categoria
0 Comments

A osteartrose de quadril é uma doença crônica, caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem do quadril formando o que popularmente chamamos de (“bico de papagaio”) a osteartrose também é chamada de artrite degenerativa de quadril ou simplesmente coxartrose, O histórico familiar e antecedentes genéticos podem estar associados a estas causas. A osteartrose de quadril é uma dor incapacitante pois esta incide diretamente na articulação de maior carga de amplitude de movimento. Geralmente o paciente relata “dor na virilha” continua latente, e que piora com a movimentação principalmente ao correr, saltar ou pular, ou com frio e à noite.

Otratamento de fisioterapia para artrose de quadril, deve ser individualizado e voltada para as expectativas de vida e atividade de cada paciente. Nesse sentido, geralmente a primeira opção é o tratamento conservador, que utiliza métodos não cirúrgicos como ferramentas de tratamento.  Essa abordagem pode ser feita através do uso de medicamentos anti-inflamatórios e condroprotetores e também com exercício físico específico, direcionado pela fisioterapia.
Sabe-se que os músculos são importantes estabilizadores e protetores das articulações, sendo assim, a abordagem de doenças articulares através de um enfoque direcionado e exercícios específicos vem ganhando cada vez mais espaço  como opção eficaz de tratamento conservador.
A fisioterapia tem como objetivo inicial aliviar a dor, reduzir o processo inflamatório e promover ganho de amplitude dos movimentos do quadril.

(sempre que possível) através de recursos eletrotermofototerapêuticos (TENS Ultra Som) e técnicas de liberação miofascial e mobilizações articulares.
Em um segundo momento, o enfoque do tratamento passa a ser o ganho de força de músculos responsáveis pela estabilização da articulação do quadril.
Essa abordagem faz com que a musculatura passe a ter melhores condições de absorver as cargas que passam pela articulação durante as atividades do dia a dia ou das atividades esportiva e consequentemente impede que essas cargas sejam dissipadas na cartilagem e no osso subcondral (que é uma importante fonte de dor, nesse caso). Isso, além de melhorar a função do paciente, possibilita alivio dos sintomas e melhora da capacidade física do mesmo.
Em outras palavras, o fortalecimento muscular evita a progressão da artrose, pois estabiliza a articulação e impede o atrito e sobrecarga nas superfícies desgastadas. Por fim, o tratamento progride para uma etapa de reequilíbrio da musculatura do tronco e membros inferiores em geral, treino do controle do movimento, treino de estabilidade em superfícies estáveis e instáveis e treino do gesto esportivo (quando necessário), na tentativa de devolver o paciente para o seu ambiente de vida, da melhor forma possível.
Vale ressaltar que a fisioterapia não tem capacidade de reverter os danos já instalados na articulação acometida pelo desgaste, porém auxilia no controle da dor, melhora da função e, sobretudo, tem potencial para impedir a progressão da doença para níveis mais incapacitantes. Atrelado a isso, sabe-se também que em qualquer tipo de artrose nos membros inferiores, seja no quadril ou joelho, a perda de peso e a fisioterapia serão aliados contra o problema.
Muitas vezes a realização da cirurgia e colocação da prótese de quadril é inevitável, mas uma abordagem conservadora feita de forma correta pode ser muito eficaz na restauração da função do quadril e redução dos sintomas, devolvendo qualidade de vida ao paciente, postergando a cirurgia.

admin

contato@fisioreabilitartaboao.com